Supõe-se que o antigo diretor da escola primária frequentada por Rowling na sua juventude foi a inspiração para a personagem de Alvo Dumbledore.[1][2]
Nas adaptações dos livros para o cinema, o personagem é interpretado, nos dois primeiros filmes, pelo ator Richard Harris, sendo que, após sua morte, foi substituído por Michael Gambon. Este foi o único personagem da saga a sofrer mudança de intérprete durante as adaptações.
Família
O pai de Alvo, Percival, foi preso em Azkaban por atacar três trouxas. O que pouquíssimas pessoas sabiam é que ele os tinha atacado porque estes, ao verem Ariana, a irmã mais nova de Dumbledore, fazendo magia, torturaram-na. A mãe de Dumbledore chamava-se "Kendra Dumbledore", era uma mulher amável, mas morreu num dos excessos incontroláveis da sua filha, Ariana.A irmã de Dumbledore chamava-se Ariana, esta foi cruelmente torturada por três Muggles que a viram fazendo magia. A partir de então os seus atos tornaram-se imprevisíveis, e ela tornou-se temperamental. Deixando assim de praticar magia, mas claro que não deixava de ser uma feiticeira, às vezes, e de repente, a sua magia "explodia", e os estragos podiam chegavam a ser desastrosos. Por isso Kendra decidiu escondê-la, porque a amava profundamente e temia que ser uma ameaça ao "Estatuto do Sigilo da Magia", se Ariana fosse internada no Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos nunca mais de lá sairia. Alvo e Aberforth costumavam dizer aos outros feiticeiros que a sua irmã estava gravemente doente.
Aberforth é irmão de Alvo. Não era tão brilhante quanto ele,há quem diga que mais tarde culpou Dumbledore pela morte da irmã, partindo-lhe o nariz, enquanto estavam no funeral da mesma. Tornou-se o barman e gerente do bar Cabeça de Javali, em Hogsmeade, só que na verdade era seu proprietário. Os dois irmãos reataram o contato anos depois, pois ele fazia parte da Ordem da Fénix. Segundo Aberforth, era o preferido de Ariana. Só ele podia acalmá-la, dar-lhe de comer quando a sua mãe Kendra não podia, … Por isso, foi o que mais sofreu com a morte de Ariana.
Ministério da Magia
Dumbledore foi convidado várias vezes a exercer o cargo de Ministro da Magia. Quando foi novamente convidado, em 1991, mais uma vez afirmou amar demais sua profissão de professor e diretor em Hogwarts, não aceitou o convite e sugeriu que quem ocupasse o cargo fosse o seu velho amigo Cornelius Fudge.Frases
- "Não se faz viver bem enquanto vive sonhando"
- "A verdade é uma coisa bela e terrível"
- "Realmente deixarei Hogwarts aqueles que não forem leal a mim"
- "Provei na minha infância que o poder é a minha fraqueza"
- "Curiosidade não é pecado, Harry, mas é preciso ter cautela quando estamos diante dela"
Prêmios e Condecorações
- Monitor
- Monitor-chefe
- Detentor do Prêmio Barnabus Finkley por excepcional proficiência em Feitiços
- Representante da juventude britânica na Suprema Corte dos Feiticeiros
- Medalha de ouro por contribuição pioneira à Confederação Internacional de Alquimia no Cairo
- Ordem de Merlim, primeira classe (segundo o próprio Alvo, o seu prémio mais importante)
- Grande Feiticeiro
- Bruxo Chefe
- Cacique Supremo, Confederação Internacional de Bruxos
Nenhum comentário:
Postar um comentário